7 dicas para melhorar a sua gestão do seu posto de combustível

7 dicas para melhorar a sua gestão do seu posto de combustível

Saber como administrar um posto de combustível exige atenção diversificada. Ou seja: não basta atentar-se à qualidade do combustível se o atendimento oferecido é digno de queixas do consumidor. Não basta planejar-se financeiramente, e não ter um planejamento estratégico de crescimento.

Vê como essas situações, embora aparentemente distintas, cruzam-se no dia a dia do seu trabalho? Por isso, reunimos neste post uma série de dicas que pode ajudar você não só a melhorar os conhecimentos sobre como administrar um posto de combustível, mas a aprimorar a gestão continuamente.

Boa leitura!

Existem diferenças entre administrar e gerir um posto de combustível?

Para muitos, essas palavras são sinônimos. Acontece que é possível observar algumas distinções nas responsabilidades de cada um. A primeira é: o conceito de administração é mais vasto e antigo do que o de gestor.

Assim, usamos comumente o termo para diversas situações — como administrar os bens da família.

Já a gestão tem uma roupagem mais moderna, e que se inspira em fontes diversas para ser aplicada no dia a dia, como economia, sociologia, política e filosofia.

Claro que isso não afasta os termos, apenas torna-os complementares. Assim, saber como administrar um posto de gasolina significa, também, que você pode geri-lo eficientemente e administrá-lo ao mesmo tempo.

Como administrar um posto de combustível?

Colocando as ideias de administração e gestão na prática, é importante considerar algumas questões para que o seu trabalho permaneça em constante crescimento — como as nossas sugestões abaixo!

1. Planejamento

Toda empresa, não importa o segmento de atuação ou o seu porte, necessita de um planejamento, ao menos. Ele tem que compreender as suas metas financeiras, os seus objetivos e os desafios de empreender naquele setor.

Além disso, ele é fundamental para compor os planos da empresa em curto, médio e longo prazo. Do contrário, as ações e decisões vão ser tomadas puramente por instinto e palpites — o que pode aumentar potencialmente os prejuízos e custos do seu negócio.

2. Inovação

Empresas que se destacam no mercado têm algo em comum: a sede por inovação. Ao administrar um posto de combustível, você deve pensar o mesmo para diferenciar-se da sua concorrência.

No entanto, não precisa focar em reinventar a roda. A inovação pode ser uma ideia simples e aplicável de imediato — como soluções automatizadas para reduzir custos e agregar maior controle sobre os índices de sua empresa.

O importante, aqui, é o mapeamento de todas as etapas do seu comércio. Em seguida, identificar carências e eventuais oportunidades para torná-lo mais eficiente com um uso reduzido de recursos e imprevistos.

3. Monitoramento

Acompanhar os resultados de cada performance é fundamental para o crescimento da sua empresa. Se você não mensura o crescimento, lucros e compara os custos e a sua renda, como saber para qual direção o seu posto de combustível deve seguir nos próximos meses?

4. Gestão financeira

Além das dicas acima, vale a pena considerar os rumos que o seu empreendimento está seguindo, no que diz respeito à sua saúde financeira.

Assim, administrar um posto de combustível também exige que você entenda do assunto, minimamente, para equilibrar as contas e obter uma projeção de desenvolvimento econômico. Sem isso, você perde a orientação básica para identificar as melhores oportunidades para investir ou reter os gastos e evitar prejuízos.

Outras questões devem ser observadas cuidadosamente, como:

  • fluxo de caixa;
  • despesas fixas e variáveis, como a sua folha de pagamento, a periodicidade e os custos com fornecedores;
  • investimentos;
  • capital de giro.

Isso tudo compete ao trabalho de uma organização financeira para qualquer comércio, o que inclui um posto de combustível.

5. Controle fiscal e contábil

Aprender como administrar um posto de combustível vai além do contato com bons fornecedores e de uma gestão de atendimento excelente. Afinal de contas, o setor envolve muitas questões fiscais e contábeis também, o que exige maior abrangência nos conhecimentos do seu gestor.

É importante, então, estar em dia com as obrigações relacionadas à entrega e ao recolhimento dos impostos — sem falar no seu regime tributário e nas obrigações municipais, estaduais e federais.

Para que a sua empresa gere lucrosa gestão tributária é essencial. Pois assim você consegue precificar os seus serviços e produtos sem que a conta fique desproporcional, no final do mês.

6. Estoque

Você não precisa manter os tanques de combustível sempre cheios, mas, por outro lado, não deve esperar que eles esvaziem completamente para entrar em contato com os seus fornecedores.

Uma boa maneira para garantir o prazo exato para o controle de estoque é uma solução de controle de combustível automatizado. Por meio dele, você não precisa mensurar o nível de combustível manualmente. E, complementado pelos registros do seu posto dos últimos meses, fica mais fácil compor um cronograma preciso para garantir uniformidade e frequência exata aos novos investimentos.

Para saber mais a respeito, dê uma conferida, em nosso artigo que atesta a importância de um medidor de qualidade para o seu posto!

7. Gestão ambiental

Bom lembrar que administrar um posto de combustível também envolve questões ambientais para uma gestão eficiente e segura.

Isso porque, as medidas focadas nesse sentido consistem em minimizar qualquer problema relativo ao vazamento de combustíveis e de contaminação do solo com essas substâncias.

Vale destacar: essa questão é exigência pelos órgãos reguladores. Seguir as diretrizes, portanto, é uma obrigatoriedade para a sua empresa.

Com essas dicas, portanto, fica mais fácil entender quais são os principais aspectos para você administrar um posto de combustíveis.

No entanto, existem outras estratégias e boas práticas que podem ser aplicadas para promover, continuamente, melhorias no seu estabelecimento. E, para isso, convidamos você a assinar a nossa newsletter, onde você vai receber em primeira mão todas as nossas dicas e novidades!