Como escolher um sistema para medição de tanques de combustível

Como escolher um sistema para medição de tanques de combustível

Escolher um bom sistema de medição de taques de combustível é fundamental para a boa gestão e funcionamento de postos, sejam eles internos ou externos. Atualmente, no Brasil, existem produtos e serviços altamente tecnológicos, que oferecem segurança e precisão na informação, auxiliando na administração do negócio, além da praticidade e simplicidade de manuseio.

Veja a seguir alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de escolher o sistema de medição de tanques.

Normas

A primeira e uma das mais importantes questões que devem ser levadas em consideração ao escolher o sistema de medição é referente às legislações vigentes. Realizar o monitoramento ambiental é uma das exigências do CONAMA (Resolução nº 237/00) e, além disso, cada estado brasileiro tem suas especificidades. Em São Paulo, por exemplo, o posto que não possuir esse sistema de monitoramento ambiental, não conseguirá licença para funcionamento.

Apesar de a fiscalização ser menos rígida em algumas regiões, de maneira geral, é correto afirmar que o sistema de monitoramento ambiental é indispensável para postos de combustíveis atualmente, visando cumprir com as exigências da lei e evitar prejuízos sérios ao meio ambiente. No entanto, o dono do posto deve estar atento às normas locais antes de adquirir esse produto. No Rio Grande do Norte, a título de exemplo, há a exigência de instalar o monitor ambiental no sump de tanque, já em São Paulo não há essa determinação.

Outra questão importante é quanto à nova norma anexo a NR9, que visa garantir a saúde de trabalhadores e clientes de postos de combustíveis expostos ao benzeno. Uma das mais importantes e significativas mudanças apresentada no documento é a instalação de um sistema de recuperação de vapor junto as bombas de combustíveis. Com isso, os postos deverão trocar todas as bombas, principalmente as mais antigas, e substituir por novas junto a um sistema que conte com essa nova tecnologia.

Conectividade

Muito além das questões obrigatórias, optar por um sistema moderno, que possua conectividade com aparelhos eletrônicos, como celular e computadores, se tornou essencial para a boa administração e gestão dos postos de combustíveis hoje em dia. Sistemas como o ELS, da EXCELbr, oferecem a praticidade de enviar relatórios completos por e-mail, contendo informações como o volume de combustível nos tanques, horários e quantidade de descarga de combustível e etc., evitando problemas de má administração ou mesmo furto de combustível.

A tecnologia emprega nos sistemas eletrônicos garantem precisão e segurança de informações. Em comparação com a régua ou outros tipos de medição como, por exemplo, a tecnologia pneumática, muitos erros cometidos na aferição resultavam em prejuízos para os donos dos postos. Esse problema foi completamente reparado com a nova tecnologia, que atua de forma automática e inteligente, dispensando a intervenção de um operador.

O programa desenvolvido pela EXCELbr, além de oferecer todo o sistema eletrônico, com envio de relatórios e informações em tempo real aos aparelhos eletrônicos, incluindo celulares, disponibiliza um portal de informação, onde o dono do posto pode acessar relatórios completos, com todos os detalhes e informações importantes referentes à administração do estabelecimento. Dessa forma, é possível gerir mais de um posto de forma simplificada, podendo, inclusive, personalizar as características do sistema.

Hoje em dia, com a automatização do sistema, não é mais necessária a interferência do operador ou gerente do posto, acabando com problemas de erros de informação ou, até mesmo, fraudes e desvios de combustível. A tecnologia empregada em sistemas como o ELS garante precisão nas informações, minimizando possíveis chances de prejuízo.

Pós-venda

Para que os equipamentos sejam eficazes e cumpram todas as normas previstas por lei, é importante contar com um bom atendimento de pós-venda, onde a empresa ofereça tecnologia e ótima relação custo benefício aos clientes, podendo realizar manutenções ou atualizações sempre que necessário.

Nesse sentido, a EXCELbr oferece uma proposta nova, focando no setor de pós-venda, oferecendo excelência em atendimento e recursos para a realização da manutenção e aferição do sistema ELS. Uma forma simples de prestar esse serviço, e que reduz os custos, é por meio do acesso remoto ao sistema ELS, que pode ser feito sempre que o cliente desejar, permitindo também atualizações automáticas e do equipamento, além de oferecer intervenção local, eventualmente, quando necessário.

Economia

Ao escolher um sistema eletrônico de medição de tanque de combustível, o dono do posto estará investindo em um equipamento que gerará economia a médio e longo prazo, já que conta com a precisão de dados e informações sobre combustível e outros detalhes. Além disso, um sistema como o ELS pode durar por mais de 10 anos, dependendo da forma de uso e manutenção, o que gera uma importante economia nos dias atuais.

Em suma, hoje em dia os sistemas eletrônicos são mais vantajosos do que os sistemas mais antigos, principalmente em referência às questões legais e cumprimento de normas vigentes e das que estão prestes a entrar em vigor no país, já que os equipamentos eletrônicos foram produzidos e pensados para cumprir com todas as novas normas do setor.