Qual o melhor calibrador de pneus para postos?

Qual o melhor calibrador de pneus para postos?

Contar com um calibrador de pneus de qualidade e moderno é fundamental para que você ofereça um bom serviço no posto de combustível e aumente as chances de fidelizar os seus clientes, fazendo com que eles tenham motivos para voltar com frequência e gerem mais retorno para o negócio.

Na hora de escolher um aparelho para disponibilizar no estabelecimento, você verá uma gama de ofertas de equipamentos tanto manuais (que são controlados pelo próprio usuário) quanto digitais (que permitem ajuste automático da calibragem, o que aumenta a segurança do veículo para motoristas e passageiros).

Neste artigo, vamos explicar melhor essa importância e oferecer uma série de dicas para ajudar você a fazer a melhor escolha. Esse assunto é do seu interesse? Então, continue com a leitura e saiba mais agora mesmo!

A importância do calibrador de pneus para o posto de combustível

Prestar um serviço diferenciado e de qualidade é fundamental para os donos de postos de combustíveis que desejam, não apenas atrair novos clientes, mas também fidelizar o seu público e obter bons resultados com a gestão.

Ao longo dos anos, oferecer calibragem de pneus tornou-se uma conveniência imprescindível para todos os postos, tendo em vista que os calibradores ajudam a atrair um número maior de clientes. Como diferencial, alguns estabelecimentos instalaram esses equipamentos ao lado das bombas de combustíveis, tornando esse trabalho ainda mais simples e prático.

Contar com um aparelho de calibragem moderno, robusto, preciso e fácil de utilizar também vai garantir a satisfação do público e fazer com que os clientes sempre voltem para abastecer e utilizar os serviços desse local. Nesse sentido, os donos dos postos devem ter atenção na hora de adquirir um calibrador e, também, se preocupar com a manutenção do aparelho.

5 dicas para escolher o melhor calibrador de pneus para o seu posto

Escolher um equipamento como esse não é uma tarefa tão fácil, principalmente quando há diversas variáveis que precisam ser consideradas antes de realizar esse tipo de investimento. Pensando em ajudar você a fazer a melhor escolha, resolvemos fazer uma lista com 5 dicas valiosas. Veja quais são elas nos tópicos a seguir.

1. Escolha um aparelho resistente

Atualmente, é possível encontrar os mais diversos tipos e modelos de calibradores no mercado. No entanto, existem alguns fabricados especificamente para os postos de combustíveis, que garantem resistência às intempéries do tempo, como a chuva e o excesso de raios UV. Além disso, por se tratar de um produto “self-service”, o calibrador pode sofrer com o mau uso por parte dos clientes.

É por isso que uma das características fundamentais do aparelho que você pretende escolher é a resistência. Certifique-se de verificar com os fornecedores se o calibrador oferece essa segurança para o seu negócio.

2. Opte por calibradores de fácil operação

São os próprios clientes, na maioria dos casos, que utilizam os calibradores nos postos de gasolina e, por isso, o dono deve ter o cuidado de escolher um aparelho de fácil operação. Em outras palavras, isso significa que os usuário não podem sentir dificuldade na hora de manusear o calibrador. Esse simples detalhe faz toda a diferença na prestação de serviço e na fidelização dos clientes.

3. Pesquise a história do fabricante

No momento de adquirir qualquer tipo de produto, é fundamental realizar uma pesquisa sobre o fabricante. Com os calibradores de pneus para postos, essa regra é ainda mais importante, tendo em vista a durabilidade do equipamento.

Atualmente, muitas empresas ou fábricas pequenas se arriscam nesse mercado, oferecendo produtos baratos, mas com uma tecnologia de baixa qualidade e sem assistência técnica, podendo gerar prejuízos futuros para os donos dos postos.

Portanto, a recomendação é a de que você faça pesquisas para entender qual é a história da empresa, há quanto tempo ela atua no mercado, qual é a reputação, os processos de fabricação adotados, qual é o rigor e como é feito o controle de qualidade desses equipamentos.

Com isso, você evita investir em calibradores que têm uma qualidade aquém do esperado e ainda aposta em um parceiro de negócios que vai oferecer a assistência devida sempre que for necessário.

Sabemos que preços sempre são um dos fatores mais importantes na hora de tomar uma decisão de compra. Entretanto, nesses casos, o custo-benefício de escolher um bom equipamento de um fornecedor confiável é muito compensatório.

4. Informe-se sobre garantia e assistência técnica

Já que estamos falando sobre o suporte oferecido pelos fornecedores, esse também precisa ser um critério que faz parte da sua escolha. Sendo assim, vale a pena consultar previamente se esse tipo de serviço é disponibilizado pelos seus parceiros comerciais.

Bons calibradores contam com, pelo menos, um ano de garantia pelo fabricante. Além disso, ter o suporte de uma assistência técnica competente pode assegurar que o aparelho dure por muitos anos, fazendo valer o investimento.

5. Siga a recomendação do fabricante

Existem diversos modelos de calibradores para diferentes tipos de aplicação, mas seguir as recomendações do fabricante é fundamental para garantir um maior tempo de durabilidade do equipamento.

Alguns donos de postos optam por versões mais simples e baratas de calibradores, que são desenvolvidos para locais fechados e pouca utilização. Com isso, corre-se o risco de reduzir a vida útil do aparelho e criar a necessidade de manutenção constante ou, ainda, a necessidade de troca em pouco tempo.

Portanto, tome o cuidado de agir exatamente de acordo com as recomendações do fornecedor, evitando problemas que podem trazer prejuízos financeiros para os negócios, fazendo com que “o barato saia mais caro”.

Conheça a linha PNT de calibradores digitais de pneu da EXCELbr

Pioneira no desenvolvimento de calibradores de pneus no Brasil e no mundo, a EXCELbr está há mais de 25 anos no mercado, oferecendo produtos de alta qualidade, com tecnologia de ponta e um preço justo, além de fornecer garantias, assistência técnica e o melhor serviço de venda e pós-venda.

Os calibradores PNT4 e PNT5 foram desenvolvidos especificamente para postos de combustíveis. Contando com um formato robusto, resistente à água, ao calor excessivo e à todas as intempéries do tempo, esses calibradores podem ser instalados em ambientes externos e são fabricados para suportar o uso intenso dos postos.

Além disso, sua operação simples garante conforto aos usuários, já que a calibragem é realizada automaticamente, bastando posicionar o bico da mangueira no pneu e escolher a pressão.

Também vale destacar que todos os calibradores da EXCELbr contam com peças de reposição para pronta entrega. Na prática, isso representa mais um benefício, uma vez que as manutenções podem ser feitas com mais agilidade.

Em ambos os casos, trata-se de um plug-in de equipamento, o que significa que o cliente não precisa gastar com investimentos para aprimorar a infraestrutura das instalações do posto de combustíveis. Assim, consegue fazer uma economia considerável, além de tornar o custo-benefício desses equipamentos ainda mais satisfatórios.

Calibrador PNT4

Os calibradores digitais PNT4 oferecem o melhor custo-benefício que você pode encontrar no mercado. Contudo, mesmo sendo um produto mais econômico, ele não deixa de oferecer qualidade e durabilidade, uma vez que conta com a mesma tecnologia que os outros equipamentos dessa linha (pneutronic). Entre as características que vale a pena citar, estão:

  • Dois anos de garantia;
  • Fácil instalação;
  • Baixo consumo de energia;
  • À prova d’água e poeira;
  • Sinalização visual e sonora no final da operação.

Calibrador PNT5

Os calibradores PNT5 foram desenvolvidos para atender aos estabelecimentos que não contam com uma linha ou um compressor de ar adequado para as operações. Com isso, ele se torna uma solução otimizada e bem prática para essas situações. Entre as principais características, estão:

  • Baixo consumo de energia;
  • Garantia de um ano;
  • Segurança, rapidez e precisão nas calibragem;
  • À prova d’água e poeira;
  • Sinais visuais e sonoros no fim da operação.

Calibrador PNT Moedário

Outra opção são os calibradores Pneutronic Moedário. Com a mesma tecnologia e as mesmas qualidades dos PNT5 e PNT4, esse calibrador apresenta um novo conceito, ao gerar receita para os donos dos postos de combustíveis. Ou seja, para utilizar o calibrador, que vem equipado de um moedeiro, o cliente deverá pagar pelo serviço.

Apesar de ainda não fazer parte da cultura dos brasileiros, esse tipo de calibrador é uma tendência no país, pois, além de gerar renda, o dono do posto afastará pessoas que fazem mau uso do equipamento, aumentando a vida útil do calibrador. Outra vantagem do Calibrador Moedário é a possibilidade de liberar o acesso gratuito, por meio de um controle, apenas para, por exemplo, liberar para as pessoas que abastecerem o veículo no posto e consumirem na loja de conveniência. Dessa forma, evita-se o risco de perder a clientela.

Sobre os calibradores PNT de unidade autônoma

Esse calibrador veio com um conceito novo no mercado e já vem com um compressor dentro dele. Então, trata-se de um pedestal que contém todos os elementos necessários para a calibração de pneus, como:

  • O calibrador;
  • A mangueira;
  • O compressor interno;
  • Os filtros.

Esses, entre outros itens, reunidos, oferecem uma série de vantagens. Uma delas é a desnecessidade de ter toda uma infraestrutura de ar comprimido, já que o equipamento vem com o compressor interno. Isso proporciona uma grande redução de custo na implantação.

O compressor não tem um tanque de armazenamento e funciona sob o conceito de ar direto. Isso significa que com este equipamentos não haverá a necessidade de obter o laudo exigido pelas normas NR13 e NR20 quanto a avaliação de vasos de pressão. Além disso, ele possui um plug-and-play, ou seja, basta conectá-lo na energia que já pode fazer uso dele, adicionalmente ele poderá ser deslocado para onde precisar no momento que quiser.

Por fim, o equipamento opera sem óleo e possui uma baixa emissão de ruído, o que é excelente para os mais variados condomínios, sejam eles residenciais ou empresariais, além de parques, estacionamentos, postos de combustível, entre outros.

Adequação às normas NR-13 e NR-20

A Norma Regulamentadora nº13 está relacionada à adequação aos trabalhos com vasos de pressão e caldeiras. O objetivo é proteger os usuários desses equipamentos durante a utilização. Para isso, é necessário obedecer aos critérios de segurança, manutenção e inspeção.

No que diz respeito à inspeção, o profissional responsável por esse processo precisa avaliar se as regras estabelecidas na norma estão sendo cumpridas. Para isso, ele verifica a documentação e a placa de identificação fornecida pelo fabricante, a fim de identificar se os dados estão corretos.

Já a Norma Regulamentadora nº20 é bem direcionada para as atividades executadas nos postos de gasolina. Ela busca garantir a saúde e a segurança das pessoas que lidam com gases e líquidos inflamáveis e combustíveis. Ela envolve desde o projeto de construção até a manipulação desses elementos.

A loja de conveniência e os calibradores acabam sendo envolvidos nessa regulamentação, visto que estão situados dentro das instalações dos postos. No segundo caso, a importância se dá pelo uso de gás comprimido, o que pode representar um risco para o local e todos que estão ali presentes.

Entenda melhor a aplicação prática dessas normas

As normas são aplicáveis aos compressores que geram ar para os calibradores. Esses compressores contam com um tanque de armazenamento de ar comprimido e um motor. Antes de tudo, vamos explicar melhor o funcionamento desses equipamentos, contextualizando e relacionando os assuntos.

Quando o tanque perde a pressão de uso, o sistema do compressor liga o motor para repressurizar o tanque. É aí que entra a exigência da norma: esses tanques de armazenamento que são mal condicionados ou estão em estado de risco podem causar acidentes.

Devido a isso, é necessário emitir um certificado de atestado de que o compressor está seguro, uma vez ao ano ou após o contrato de serviço de engenharia especializado.

Como você pôde ver, há uma série de questões que precisam ser consideradas na hora de escolher o melhor calibrador de pneus para o posto de gasolina. Com um pouco de cuidado e análise, fica fácil identificar quais são as melhores opções e saber como elas vão satisfazer as necessidades dos seus clientes e despertar o interesse deles em voltar em oportunidades futuras.

Gostou deste artigo e quer saber um pouco mais sobre as opções que você pode investir em seu negócio? Então, aproveite e conheça os calibradores oferecidos pela EXCELbr e descubra os diferenciais que eles oferecem agora mesmo!