Borra em diesel: como se prevenir

Borra em diesel: como se prevenir

A importância da prevenção contra a borra em diesel e como evitar problemas ao seu negócio.

As empresas que trabalham com diesel precisam ter muitos cuidados com esse combustível. Estar atento a sua qualidade é fundamental para que ele funcione adequadamente. Porém, certas circunstâncias podem fazer a borra em diesel surgir. Mas o que é borra? Como ela surge? Como prevenir? Confira no texto todos os detalhes.

Borra em diesel: como se prevenir
Borra em diesel

O que é borra em diesel?

A borra é espécie de camada de resíduos que se acumulam dentro do tanque, fazendo com que o diesel fique com uma coloração escura. Caso não seja cuidada de forma adequada, a borra pode se tornar um problema grave para empresas que trabalham com esse combustível em seus veículos ou máquinas.

Como a borra em diesel se forma?

Primeiramente, a borra pode causar ao seu tanque muito mais do que apenas sujeira. Eis os 4 motivos que causam a borra em diesel:

  • Variação da Temperatura: O diesel não deve ser armazenado em locais com temperaturas que variam muito. Seja ela muito elevada ou muito baixa se comparada à temperatura ambiente.
  • Ligas metálicas: Alguns metais como o cobre e o bronze podem causar alterações no produto em estruturas com combustível.
  • Tempo de estocagem: Não deixe o diesel muito tempo parado. Caso isso ocorra, resultará no crescimento de micróbios, gerando um mau desempenho dos filtros. Quanto mais tempo o combustível fica estocado, mais ele envelhece e cria sujeiras. Isso tudo levará o dono do estabelecimento a fazer limpeza a avaliações, ocasionando desperdício de diesel.
  • Micróbios, nutrientes e presença de oxigênio: A presença de microrganismos como fungos e bactérias, ajudam no processo de decomposição do diesel, tornando-o ácido e corrosivo. Isso é um grande problema, porque as telas ficam sujas e impedem a filtragem correta do combustível. A água que fica presa nos filtros é ingrediente fundamental para a proliferação dos micróbios que decompõe o produto. Os microrganismos se beneficiam muito da presença de oxigênio, resultando em filtros danificados e acúmulo de resíduos no tanque. Isso tudo acaba contribuindo para a degradação do diesel.

Como prevenir a borra no diesel?

Investir em um armazenamento correto do óleo diesel é um ótimo método para prevenir o aparecimento de borra em diesel. A limpeza dos tanques deve estar em dia quando for utilizá-los. Além disso, eles devem ser bem vedados para não entrar em contato com elementos externos.

Atente-se ao tempo que o diesel ficará guardado, afinal de contas, muita demora pode causar problemas, então, adquira as quantidades certas para o uso em curto prazo, mesmo que precise renovar o estoque por mais vezes. Fazer drenagens periódicas e não o deixar sob o sol ou em ambientes bem quentes são pontos de atenção que você deve ter. As drenagens são importantes para eliminar impurezas, água ou outros materiais que estejam no fundo do tanque.

Em suma, a limpeza é um pilar fundamental para se fazer em equipamentos que trabalham com combustível. Assim como a análise dos equipamentos, pois sempre é importante saber se há necessidade de substituir o equipamento. Outra ação importante é circular o próprio óleo em todo o sistema e depois drená-lo. Já que resquícios de resíduos ou água podem ser prejudiciais para o combustível.