Descubra como a tecnologia contribui para aprimorar o papel do motorista de caminhão!

Descubra como a tecnologia contribui para aprimorar o papel do motorista de caminhão!

O papel do motorista de caminhão dentro de uma cadeia logística é totalmente operacional. No entanto, isso não significa que ele não pode contar com recursos tecnológicos e ser otimizado por eles no dia a dia.

A tecnologia é uma grande aliada dos processos e pode torná-los ainda mais eficientes, o que significa que o motorista pode ter o suporte de boas ferramentas na realização do trabalho. A seguir, explicamos como funciona essa relação. Confira!

A importância da tecnologia para o setor de logística

A tecnologia é uma grande aliada da logística. É ela que permite automatizar processos, otimizar rotinas, facilitar a gestão de frota e integrar fluxos de trabalho (incluindo os que envolvem uma cadeia de suprimentos).

Há diversas ferramentas que ajudam a aprimorar o desempenho do setor e isso vai desde o planejamento de rotas até o acompanhamento de indicadores de desempenho dos processos.

Também é preciso reforçar que os fluxos se tornam mais confiáveis, uma vez que se aumenta o controle sobre as atividades realizadas e o gestor passa a ter mais consciência sobre o que acontece na rotina.

Dessa forma, podemos dizer que o investimento tecnologia e modernização é uma decisão que tem um excelente custo-benefício, tendo em vista todas as melhorias que se consegue alcançar.

Uma das mais importantes é a redução dos custos operacionais, alcançada por meio de melhorias. Ela contribui para que a empresa se torne mais competitiva no mercado e amplie os lucros obtidos com as atividades.

Os tipos de tecnologias que podem ajudar os caminhoneiros

Há algumas ferramentas que podem ajudar o motorista de caminhão a ter uma rotina aprimorada e a se tornarem ainda mais eficientes em suas funções. Em relação a isso, existem sistemas que estão diretamente ligados ao veículo (como o computador de bordo) e os que ajudam a gestão a identificar as melhorias que podem ser feitas (como o controle de combustível).

Nos tópicos a seguir, listamos e explicamos algumas delas, além de mostrar quais contribuições elas fazem para o trabalho. Descubra como a sua empresa e os profissionais podem se beneficiar com essas soluções.

Computador de bordo

O computador de bordo vem se tornando cada vez mais popular em caminhões. Trata-se de um recurso que ajuda a monitorar informações importantes do veículo, como o horímetro, o odômetro, questões ligadas ao motor (como injeção eletrônica e óleo lubrificante), temperatura, entre outras coisas — tudo isso com ajuda da telemetria.

Além de ajudar o motorista a acompanhar o desempenho, ele também contribui para a realização de diagnósticos na manutenção, já que os registros permitem identificar qualquer falha ou problema que pode comprometer o desempenho.

Sistema de roteirização

Parte da eficiência logística está na escolha das rotas para o transporte das cargas. A ideia é elaborar percursos mais curtos ou rápidos, ao mesmo tempo em que sejam seguros para os motoristas. Assim, consegue-se economizar combustível e reduzir os custos operacionais.

Para isso, contar com um sistema de roteirização é fundamental. Com base em algumas variáveis, os algoritmos calculam qual é o trajeto mais adequado para levar uma carga de um ponto a outro.

Essa é mais uma tarefa que se torna automatizada e, com isso, diminuir drasticamente o tempo de execução, tornando a equipe mais produtiva. Então, além de melhorar o trabalho dos motoristas, a ferramenta também facilita o trabalho ainda na fase de planejamento.

Sistemas de rastreamento

Sistemas de rastreamento são ótimos para promover mais segurança para motoristas de caminhão. Por meio deles, é possível saber, em tempo real, qual é a localização do veículo e identificar se a rota está sendo cumprida. Além disso, eles também ajudam a inibir furtos e roubos na estrada.

Porém, esse tipo de sistema é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que traz mais segurança para os profissionais, eles também são muito benéficos para as empresas. Os gestores podem identificar qualquer possibilidade de atraso e se antecipar aos problemas.

Isso também dá a oportunidade de os clientes acompanharem os status de suas cargas, tornando o processo mais transparente e permitindo que algumas ocorrências no transporte sejam identificadas com mais agilidade (como é o caso de um caminhão que fica parado no posto fiscal, por exemplo).

Controle de combustível

Acima, falamos sobre a eficiência logística e a importância de ter rotas bem planejadas. Parte disso envolve justamente o controle de combustível, visto que ele representa um dos maiores gastos de uma frota.

Por isso, é essencial investir no monitoramento desse consumo e entender qual é o grau de eficiência dos veículos e também dos motoristas (com a média de consumo). Esse é um ponto importante até para entender se existe a necessidade de treinamento desses profissionais.

Além disso, o controle também permite visualizar se existe algum desperdício ou mesmo o extravio do combustível. É aí que se começa a criar planos de ação para solucionar esses problemas.

Ao controlar o consumo e o custo mais de perto, o gestor tem uma base mais confiável para identificar as estratégias necessárias para melhorar os índices da frota. Entre elas, podemos citar:

  • a necessidade de realizar manutenções preventivas;
  • o aumento da frequência da troca de pneus;
  • o controle de peso da carga nos caminhões.

Essas, entre outras, questões estão diretamente ligadas ao consumo de combustível do veículo aumentando-o ou diminuindo-o. Vale lembrar que isso influencia o orçamento da empresa e pode fazer com que os custos sejam mais altos ou mais baixos.

Além disso, o software de gestão voltado para esse controle de frota traz diversas outras vantagens para os negócios, como:

  • controle do estoque de combustível;
  • possibilidade de acompanhar o abastecimento remoto;
  • atualizações em tempo real;
  • decisões mais acertadas com base nas informações coletadas;
  • personalização do sistema para atender às necessidades da empresa.

Acompanhar de perto o trabalho do motorista de caminhão e encontrar meios de otimizá-lo é a melhor forma de tornar as operações mais eficientes. Com o uso de tecnologias, fica mais fácil identificar e corrigir erros, eliminar desperdícios, centralizar as informações e tomar decisões cada vez mais adequadas para os objetivos do negócio.

Gostou deste artigo e quer continuar lendo outros conteúdos assim? Então, assine a newsletter do blog e receba as sugestões de leitura em seu e-mail!