Reduza os seus custos com um maior controle de abastecimento interno da sua frota!

Reduza os seus custos com um maior controle de abastecimento interno da sua frota!

Contar com uma solução de abastecimento interno da frota, a sua empresa se valoriza por obter vantagens logísticas e de economia para depender menos de intermediários para colocar os seus veículos em pleno funcionamento. Para tanto, é fundamental contar também, com um bom controle de combustível para empresas.

Isso porque os gestores devem ter, à sua disposição, os recursos mais eficientes para garantir que não ocorram perdas, extravios ou mesmo roubos durante os abastecimentos e garantir que os veículos transitem sem imprevistos. Afinal, são questões que prejudicam amplamente os resultados projetados com a medida de concentrar essa tarefa internamente.

Para ajudar você a entender como reduzir custos, com isso, e melhorar os índices da sua empresa, reunimos 7 dicas de controle de combustível para empresas. Confira quais são, e descubra como aplicá-los no dia a dia do seu negócio!

1. Faça a manutenção preventiva de sua frota

O primeiro passo para um bom controle de combustível para empresas é o próprio cuidado que elas têm com a sua frota. E isso ocorre diretamente a partir do planejamento em manutenção preventiva.

Por meio dela, seus profissionais conseguem antecipar eventuais imprevistos e realizar a manutenção adequada dos componentes dos veículos. Isso, consequentemente, minimiza a quantidade de paradas não programadas e garante o máximo de performance sem que, com isso, ocorra o desgaste precoce das peças.

Vale destacar, inclusive, que a redução de custos ocorre também por conta do valor agregado da manutenção preventiva: por ser um modelo de reparo antecipado, como sugere o seu nome, os gastos são mais em conta do que aqueles investidos na manutenção corretiva — que tende a ser aplicada somente após detectado o problema.

2. Dê atenção especial aos pneus

Até como um complemento ao que foi dito no tópico anterior, você pode agregar mais controle de combustível para empresas a partir da atenção qualificada ao desgaste dos pneus da sua frota.

Atividade simples, que tem início com a atenção e o monitoramento da calibragem deles. Quando calibrados de acordo com o peso do veículo, é possível economizar, pelo menos 3% na bomba de combustível ao abastecer a frota.

Imagine isso, agora, aplicado em todas as saídas dos veículos, diariamente? Pode render uma enorme economia para você focar em investimentos mais estratégicos para o desenvolvimento gradual da sua empresa, por exemplo.

3. Controle a quilometragem da frota

Ao avaliar esse indicador, é possível trabalhar o controle de combustível para empresas a partir do monitoramento de quais veículos rodam mais, entre todos de sua frota.

Isso ajuda a identificar quais veículos consomem mais combustível, por exemplo, ajudando na rápida tomada de decisão a respeito dos fatores que podem acarretar nessa situação. Ou seja: decisões assertivas, tomadas quase em tempo real a partir do acompanhamento dessa métrica de grande relevância.

4. Controle o peso do veículo

Lembra-se que falamos a respeito do peso dos veículos e a correta calibragem dos pneus? Vale destacar, também, que o peso das cargas pode ser distribuído estrategicamente para que a frota nunca trafegue próxima ao limite de capacidade — ou mesmo além do recomendável pelo fabricante.

Esse tipo de ação logística confere totais condições para que os veículos apresentem menos problemas, no dia a dia e, consequentemente, agregue um maior controle de combustível para empresas.

5. Invista em um software para controle de combustível da frota

A tecnologia tem papel fundamental no controle de combustível para empresas, sabia? Um bom exemplo disso é a tecnologia de softwares de gestão, além dos mecanismos digitais de medidores do nível de combustível.

A partir do uso de ambos os tipos de soluções, toda a sua empresa passa a ser monitorada a partir das principais métricas que a sua frota necessite para crescer gradualmente.

Um exemplo disso é a própria redução de custos a partir do acompanhamento da performance dos veículos. Quando citamos, anteriormente, que você pode descobrir previamente quais veículos consomem mais combustível, isso pode ser feito qualitativamente por meio do uso desse tipo de tecnologia.

Sem falar em recursos que ajudam a monitorar as atividades dos motoristas e os seus respectivos veículos. Convém obter, com isso, mais segurança para a sua gestão, oferecendo todos os indicativos que facilitam, agilizam e qualificam a sua tomada de decisão.

Com um software de gestão com controle de combustível para empresas, você e os seus colaboradores podem se beneficiar amplamente a partir dos seguintes benefícios:

  • controle total dos veículos, funcionários, estoque de combustível e abastecimento remoto;
  • integração de dados, para que toda a sua gestão se concentre, exclusivamente, em um só sistema;
  • conectividade, para que o planejamento e a tomada de decisão ocorram, praticamente, em tempo real;
  • economia que se percebe continuamente a partir do controle de combustível para empresas, o fim dos desperdícios e as minimização dos prejuízos decorrentes da decisão precipitada;
  • personalização para que o sistema atenda às suas necessidades, e não o contrário.

Com isso, fica mais fácil avaliar o controle de combustível para empresas e os seus benefícios, concorda?

6. Invista na capacitação da equipe

Às vezes, as situações prejudiciais aos resultados da empresa não decorrem dos veículos, mas das práticas equivocadas adotadas pelos seus funcionários.

Portanto, o trabalho de desenvolvimento dos colaboradores, por meio da capacitação, é essencial para o crescimento de qualquer organização, independentemente do seu nicho de atuação ou porte.

Crie um calendário de treinamentos, após diagnosticados os principais problemas envolvendo a sua equipe, e coloque-o em prática. Com o tempo, pode ser possível avaliar a performance dos profissionais e o devido aproveitamento e engajamento deles nesse processo de capacitação.

Acredite: o investimento em gestão de pessoas é mais benéfico do que os prejuízos causados pelas demissões precipitadas. Dê uma chance a esse processo e, com isso, pratique efetivamente o controle de combustível para empresas cuidando também dos seus recursos humanos.

7. Planeje as rotas

Conta básica: os percursos realizados pela sua frota são, de fato, as mais eficientes? Reavalie os caminhos percorridos, no dia a dia, e avalie constantemente se outras rotas podem ser menos desafiadoras e, consequentemente, agregar mais economia nos recursos utilizados.

Só que, embora existam muitas dicas neste artigo, o controle de combustível para empresas não se limita exclusivamente a elas. Para ficar por dentro de outras soluções para agregar mais valor ao seu negócio, curta a nossa página no Facebook e a siga-nos no YouTube para receber, em primeira mão, todas as nossas dicas e novidades.