Confira o que são os indicadores logísticos e como eles podem ser acompanhados na sua empresa!

Confira o que são os indicadores logísticos e como eles podem ser acompanhados na sua empresa!

Indicadores logísticos são ferramentas excelentes para avaliar o desempenho dos processos, das estratégias e das equipes. Quando falamos em gestão da frota, eles ajudam a identificar se a equipe de motoristas e os veículos utilizados estão proporcionando os resultados esperados.

Só por aí, já é possível perceber a importância que esses indicadores têm para o gestor e para a empresa, além de como ajudam a identificar o cenário atual e transformá-lo para que se chegue ao que foi planejado inicialmente.

Neste artigo, vamos explicar essa questão com mais detalhes, mostrando por que você deve fazer esse acompanhamento, os indicadores que precisam fazer parte da gestão e como a tecnologia é uma grande aliada da sua empresa. Confira!

O que são indicadores logísticos?

Os indicadores logísticos são um método usado para monitorar a performance de processos e equipes. Também são conhecidos como indicadores de desempenho e KPIs (sigla em inglês para indicadores-chave de performance).

Dentro do contexto da gestão de frotas, são eles que ajudam a avaliar o desempenho dos veículos e dos motoristas, os custos operacionais, o consumo de combustível, a rotina de manutenções, entre outros pontos.

Por que acompanhar os indicadores de desempenho?

É por meio dos indicadores logísticos que o gestor consegue identificar potenciais problemas nos processos que estão sendo monitorados. Para isso, realiza-se um comparativo com as metas que foram traçadas para o período e avaliam-se os resultados alcançados dentro desse intervalo.

Outra grande vantagem é que eles ajudam a verificar falhas e as possíveis causas que levam a elas. Então, na prática, se está ocorrendo um índice alto de atrasos nas entregas, ao analisar os indicadores, o gestor consegue acompanhar o processo mais de perto e entender o que está ocasionando esse problema.

Então, pode-se concluir que as possíveis causas envolvem demora na hora de liberar o veículo para viagem, motoristas que não seguem a rota planejada ou mesmo os veículos que apresentam problemas recorrentes e têm falhas mecânicas com frequência na estrada.

A partir daí, o gestor pode começar a elaborar planos de ação para resolver essas questões e tornar o processo mais eficiente, eliminando (ou minimizando) o problema das operações. Posteriormente, os mesmos indicadores servirão para identificar se as estratégias adotadas estão surtindo o efeito esperado ou se é necessário adotar novas melhorias.

Indicadores logísticos: quais os indispensáveis para a gestão de frota?

Agora que você já compreendeu melhor o conceito e a importância de fazer esse monitoramento, é o momento de conhecer alguns indicadores de desempenho para colocar em prática na sua empresa. A seguir, listamos 7 opções, que vão desde o acompanhamento do gasto com combustível até o controle de multas recebidas.

1. Média de consumo

Com este indicador, consegue-se saber qual é a média de consumo de combustível dos veículos em operação. Isso pode ser feito tanto para os modelos dos automóveis quanto para os motoristas. Afinal, a maneira de dirigir também influencia na eficiência, fazendo com que seja necessário abastecer com mais frequência.

2. Autonomia de tanque para cada tipo de veículo

A autonomia de tanque ajuda a entender quanto um veículo consegue percorrer, em quilômetros, estando totalmente abastecido. Essa também é uma excelente maneira de identificar o gasto de combustível para cada tipo de veículo disponível na frota, sinalizando quando algum veículo ou motorista está bem abaixo da média.

Esse dado auxilia a tomar decisões mais embasadas na hora de adquirir novos caminhões, optando por aqueles que têm desempenhos melhores, ou mesmo promover um treinamento para os motoristas, de forma que eles se conscientizem sobre a importância de uma direção segura e eficiente.

3. Custo médio com manutenção

Certamente você sabe do prejuízo que é lidar com manutenções corretivas para a sua operação. Isso porque os veículos precisam ficar parados para que o problema seja sanado, sem contar no custo que isso gera para a empresa.

Quando você monitora esse dado mais de perto, avalia melhor quais são os principais motivos que levam os veículos para a manutenção e identifica o impacto real que eles geram. Isso pode ser feito por veículo e por motorista.

Caso seja identificado que os problemas são recorrentes e com valores elevados (acima da média), é hora de solucionar as causas. Pode ser o caso de um caminhão que não tem passado pelas manutenções preventivas, o motorista que tem condutas inadequadas ou mesmo a oficina que cobra valores bem superiores, por exemplo.

4. Multas registradas

Outro indicador logístico que o gestor de frota precisa acompanhar é o de volume de multas registradas. Além de afetar a reputação da empresa, é um problema que indica um comportamento inadequado por parte dos motoristas.

Eles precisam ser identificados e solucionados, uma vez que trazem problemas graves no trânsito, como acidentes. O foco desse indicador é ajudar a identificar a quantidade e os valores das multas em determinado período.

Contudo, ele também permite avaliar se existe a necessidade de investir mais em treinamento e conscientização desses profissionais, que têm uma grande responsabilidade ao volante.

5. Disponibilidade da frota

Este indicador diz respeito à disponibilidade de veículo para rodar nas operações. Quanto mais alto for esse percentual, melhor, já que significa que você tem um grande aproveitamento da frota. Lembrando que isso tem um impacto direto nos custos da sua gestão.

Por outro lado, um percentual mais baixo indica que existe um problema. A causa mais comum é a frequência de manutenções. Então, se você sempre tem vários veículos na oficina enquanto só alguns estão rodando, é o momento de averiguar por que isso acontece.

Pode ser que seja o momento de trocar de serviço, adotar uma rotina consistente de manutenções preventivas (mais rápidas e simples do que a corretiva) ou mesmo considerar a renovação da sua frota — já que veículos mais velhos tendem a apresentar problemas com mais frequência.

6. Controle de motoristas

O controle de motoristas ajuda a identificar o desempenho dos profissionais individualmente, já que nem sempre o problema está exclusivamente no veículo. Um bom exemplo disso é o consumo de combustível.

Se você tem dois veículos do mesmo modelo e ano, com as manutenções em dia e um gasta mais combustível do que o outro, a origem do problema pode estar na forma como o motorista conduz o caminhão.

Acompanhar o desempenho dos motoristas permite avaliar quando é o momento adequado de investir em treinamentos, conscientizações ou mesmo fazer a troca dos profissionais, caso eles não correspondam às expectativas.

7. Capacidade ociosa

Você sabe dizer se a capacidade dos veículos está sendo bem aproveitada? Cada vez que eles são carregados sem aproveitar o limite máximo, tanto de ocupação quanto de peso, a sua operação fica um pouco mais ineficiente.

Se o seu indicador mostra que 100% da capacidade do caminhão é ocupada, isso significa que a empresa aproveita muito bem o peso e o espaço e, por isso, tem um frete otimizado. Por outro lado, se o indicador está em 80%, por exemplo, indica que você perde 20% de aproveitamento nos transportes.

Se a cubagem e o peso não forem bem distribuídos, os seus custos operacionais aumentam, uma vez que será necessário disponibilizar mais veículos ou mais viagens para transportar as cargas. Na prática, isso representa prejuízo financeiro e queda na rentabilidade do negócio.

Para encontrá-lo basta dividir o peso da carga pelo limite que o veículo tem permissão para transportar. Então, se a capacidade do caminhão é de 10 toneladas e ele foi carregado com mercadorias que somam 8 toneladas, você tem um aproveitamento de 80%, enquanto os outros 20% são a capacidade ociosa a qual nos referimos.

Qual o papel da tecnologia no monitoramento?

A tecnologia é uma grande aliada da gestão. Por meio dela, consegue-se automatizar processos, centralizar e monitorar uma série de informações relevantes para a tomada de decisão e os resultados do negócio.

No que diz respeito à gestão de frotas, é possível contar com soluções que oferecem controle sobre a frota e seus processos, permitindo que eles sejam monitorados bem de perto, além de proporcionar relatórios que ajudam a chegar até esses indicadores.

Um sistema voltado para o controle de combustível, por exemplo, possibilita o monitoramento de todo o processo, desde o momento que ele chega na empresa, até o que é distribuído entre os veículos.

É praticamente impossível fazer uma gestão de frota eficiente e acertada sem o acompanhamento dos indicadores logísticos. Eles oferecem uma visão ampliada de tudo que ocorre nas operações e no transporte, proporcionando um volume de informações que pode ser usado pelo gestor para implementar mudanças e melhorias nos processos.

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