Entenda mais sobre o medidor volumétrico de combustível e as especificidades para Santa Catarina

Entenda mais sobre o medidor volumétrico de combustível e as especificidades para Santa Catarina

O medidor volumétrico de combustível, também conhecido pela sigla MVC, já deve ser um dos assuntos mais constantes para quem tem um posto de combustíveis em Santa Catarina.

Especialmente, porque a presença desse tipo de equipamento é obrigatória nos postos de gasolina do estado. Isso porque a implementação do MVC vem acompanhada de uma série de benefícios para o empreendedor e também para os seus profissionais e consumidores.

Só que, mesmo diante dessa exigência, que foi efetivada pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), há quem ainda não entenda, efetivamente, o que faz o medidor de gasolina e quais são os seus diferenciais.

Foi por isso que preparamos este post completo, com tudo o que você precisa saber a respeito do medidor volumétrico de gasolina. Boa leitura!

O que é o medidor volumétrico de gasolina?

No geral, o conceito de medidor de gasolina está atrelado a um equipamento que pode mensurar, em tempo real, o nível de estoque dos combustíveis nos tanques.

Como resultado, a empresa adquire um sistema automatizado para tomar decisão com agilidade e eficiência, evita prejuízos e obtém um controle maior de seus estoque de combustível.

Sem falar, inclusive, nas exigências relacionadas ao proposto pela Secretaria da Fazenda do seu estado. Nesses casos, o medidor de combustível (MVC) propõe uma fiscalização mais precisa para combater eventuais fraudes nas bombas de combustível.

No Estado de Santa Catarina, a exigência vem em decorrência da Lei 14.954 de 2009. Porém, outros estados já mostram interessados no projeto, como por exemplo o Ceará.

Quer saber mais a respeito de sua instalação e características que podem fazer a diferença na sua gestão? Confira, então, os próximos tópicos!

Existem incentivos em adquirir o MVC?

A economia em adquirir o medidor volumétrico de combustível já tem início na própria aquisição do equipamento. Isso porque os postos de combustíveis que implementarem o MVC em suas dependências têm direito a uma restituição no valor investido.

Isso vem a partir da concessão de um Crédito Presumido de ICMS no valor de 50% do MVC (limitado a R$ 5 mil). Isso está previsto no artigo 01º do Decreto Estadual nº 799, de 26/07/2016.

Atenção, apenas, às condições para o recebimento desse tipo de incentivo do seu governo:

  • o crédito de ICMS é concedido apenas para a aquisição do primeiro MVC;
  • o valor concedido vai ser disponibilizado apenas no mês posterior ao qual o MVC vai reportar os dados relacionados ao nível de combustível dos tanques.

Como resultado disso, o posto de combustíveis pode se beneficiar de uma economia imediata na gestão do seu negócio.

Quais são os outros benefícios em instalar o MVC?

A princípio, até parece que o medidor volumétrico de combustível é uma resposta de órgãos reguladores para aumentar o controle dos empreendedores. Acontece que, em uma análise mais detalhada, é fácil identificar uma série de aspectos positivos em instalar o MVC. Abaixo, os principais:

  • maior controle de gestão operacional para o dono ou gerente do posto de combustíveis;
  • agregar novos recursos de monitoramento do nível de combustível nos tanques, qualificando a logística do seu negócio;
  • mais controle dos níveis, o que permite a visualização precisa se estão ocorrendo vazamentos ou, até mesmo, roubo de combustível no seu posto;
  • o MVC conta com sistemas de monitoramento para a quantidade de desperdícios, o que contribui com a avaliação rápida e eficaz para garantir a segurança dos seus colaboradores (que não precisam mais fazer essa mensuração manualmente, evitando a exposição desnecessária aos gases nocivos à saúde);
  • os lucros financeiros são potencializados, com isso.

Ou seja: são pontos positivos graduais, e que só têm a qualificar ainda mais a sua gestão do posto de combustíveis.

O que saber a respeito da manutenção do medidor de combustível?

Bom atentar-se ao fato de que, diante da necessidade em realizar a manutenção ou atualização do seu sistema, o empreendedor deve buscar o artigo 10-A da Lei 14.954/09, que aponta a obrigatoriedade em efetuar o serviço somente pelo fabricante do produto ou, ainda, por prestadores de serviço que tenham o Atestado de Responsabilidade e Capacitação Técnica emitido pelo fabricante.

Como escolher um bom medidor de combustível?

Para finalizarmos este artigo, convém observar algumas condições únicas que contribuem com uma tomada de decisão mais assertiva, na hora de escolher o seu MVC. Confira nossas dicas, logo abaixo:

  • avalie se o produto oferecido segue todas as normas e regras exigidas pelo CONAMA (de acordo com a Resolução nº 237/00), além das obrigatoriedades pertinentes do Estado de Santa Catarina;
  • procure saber se a solução que você está de olho oferece boa conectividade. Isso porque, um sistema de MVC moderno pode ser monitorado à distância e, ainda, conta com recursos variados que promovem melhorias contínuas à sua gestão, como relatórios por e-mail, informações variadas a respeito do volume de combustível nos tanques e a descarga de combustível, entre outros benefício relevantes para o seu negócio;
  • pós-venda, pois, como vimos, o MVC não é só uma solução que exige a sua instalação para então esquecê-lo entre os seus outros equipamentos. Com um bom serviço prestado, você consegue extrair o melhor desse tipo de produto instalado no seu posto de combustíveis.

A partir desses fatores elementares, a economia e a segurança no controle do nível de combustível vai agregar economia em múltiplas maneiras para o seu negócio.

Portanto, se você está em busca de novas alternativas para qualificar o seu negócio, aproveite para entrar em contato com um de nossos especialistas e, assim, compreender na prática como o medidor volumétrico de combustível pode — e deve — fazer toda a diferença na sua gestão!