Escolha o GTFrota para o seu caminhão comboio e tenha total controle!

Escolha o GTFrota para o seu caminhão comboio e tenha total controle!

O Caminhão Comboio é um recurso utilizado por empresas, cuja operação necessita que seus veículos sejam abastecidos e lubrificados em locais distantes de sua base. Isso porque o custo operacional para deslocar estes veículos para um ponto fixo são impeditivos para atividade destas empresas.

Até por isso, a solução é bastante aplicada em operações de empresas no ramo da agricultura, mineração, construção, além de empresas que prestam serviços de locação e gestão de frotas, facilitando o abastecimento dos seus veículos no dia a dia.

Acontece que, além de um trabalho planejado, o processo de transporte e segurança do seu caminhão comboio envolve diversos pontos de atenção. E vamos falar sobre todos eles ao longo deste post. Confira!

O que é um caminhão comboio?

Um caminhão comboio é aquele veículo próprio preparado para o transporte de líquidos inflamáveis e outros insumos. Ou seja: capaz de levar uma grande quantidade de combustíveis para o seu canteiro de obras ou para facilitar o abastecimento e lubrificação de sua frota, no dia a dia.

Sem falar que as necessidades para esse tipo de alternativa se acumulam — a falta de estrutura é um deles. Como resultado, muitas empresas recorrem a opções perigosas e nem um pouco recomendadas, como o transporte de combustíveis armazenados em barris.

Além de deixar o combustível sujeito à contaminação, o contato direto com esse tipo de recurso pode colocar em risco também os seus funcionários. E, convenhamos: recipientes que não adequados para o transporte de combustíveis têm muito mais riscos de vazamentos e até mesmo de facilitar o roubo deles.

Aí, o caminhão comboio se mostra uma opção segura e eficiente. Sem falar que é possível controlar a qualidade e também a quantidade de combustível que a sua frota consome.

Quais são os riscos em não usar um caminhão comboio?

Como destacado anteriormente, um dos grandes riscos em negligenciar o uso do caminhão comboio é a segurança no transporte e também no manuseio do combustível.

Além disso, toda empresa que não utilizá-lo tem que submeter o veículo de sua preferência a uma série de avaliações. E também deve portar documentos que atestem o alinhamento às normas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Se o veículo é parado em uma blitz, por exemplo, uma série de penalidades pode ser aplicada, como:

  • multas;
  • apreensão do veículo;
  • indiciamento do condutor.

Por isso, procure sempre saber quais são os documentos exigidos por lei e, assim, sua empresa evita transtornos que podem afetar diretamente a sua produtividade e lucratividade.

Entre os itens de suma importância para esse trabalho — com ou sem um caminhão comboio —, destacamos atestado de que o motorista realizou o curso MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos).

Uma licença ambiental também é necessária, e deve ser emitida pelo órgão de meio ambiente responsável pelo trecho que os veículos percorrem habitualmente.

Como otimizar a sua frota com o caminhão comboio?

Vale se atentar à importância de trabalhar a sua logística para que o caminhão comboio seja um verdadeiro aliado da sua produtividade.

Para ajudar a sua empresa a se qualificar continuamente, reunimos algumas dicas fundamentais, como:

  • contabilize o consumo dos seus equipamentos e veículos, previamente. Com isso, você evita investir em combustíveis além do necessário;
  • proteja o caminhão comboio de ações climáticas muito perigosas, como ventanias, e também da exposição prolongada aos raios solares;
  • reforce a importância de manter o combustível longe de agentes poluidores e contaminantes.

Além disso, por meio de soluções automatizadas, você pode ter um controle de frota ainda melhor, sabia?

O que é o GTFrota?

Evitar transtornos em seu dia a dia é uma das metas principais de sua empresa. Por meio de uma rotina padronizada fica mais fácil agregar produtividade, segurança e melhorias contínuas no fluxo de trabalho.

Isso tudo pode ser aprimorado com o auxílio do GTFrota! A nossa solução oferece um controle de todo o processo de abastecimento e consumo de combustível da sua frota. Isso tudo, de uma maneira precisa e segura.

Um dos diferenciais dessa tecnologia é o monitoramento contínuo do nível de combustível. Assim, sua empresa adquire informações constantes sobre por que, quando e onde o combustível está sendo usado. Uma completa maneira de orientar a sua gestão, municiando-a com um software, equipamentos e sensores especiais instalados nos veículos, nas bombas, nas pistas de abastecimento e nos tanques de armazenagem de combustível.

O GTFrota é um sistema integrado, portanto, que gera relatórios completos sobre os veículos e também sobre os abastecimentos. Além disso, você ganha acesso a esses dados em tempo real.

Alguns dos benefícios que podem ser adquiridos e, inclusive, vão fazer parte da sua frota e também do trabalho do seu caminhão comboio:

  • facilidade na gestão dos veículos da frota, funcionários, estoque de combustível e no abastecimento remoto;
  • gerenciamento de sua frota em um único lugar por meio da plataforma GTFrota ou do seu sistema de ERP;
  • acesso rápido às principais informações e dados da sua frota em qualquer computador;
  • evita desperdícios e desvios de combustível durante o abastecimento da sua frota;
  • desenvolvido para ser customizado e atender as necessidades da sua empresa.

Com esse trabalho inteiramente unificado, toda a sua frota vai estar sob controle e monitorada com uma solução precisa e completa.

Agora, caso você queira saber um pouco mais sobre o assunto, e ainda tenha dúvidas sobre o uso do caminhão comboio e a utilidade do GTFrota nesse trabalho, clique aqui e fique por dentro de tudo o que a nossa solução tem a oferecer ao seu negócio!