5 fatos sobre pneus de avião que você provavelmente não sabia

5 fatos sobre pneus de avião que você provavelmente não sabia

Conheça um pouco mais sobre um item fundamental dos aviões.

5 fatos sobre pneus de avião que você provavelmente não sabia
Curiosidades dobre pneus de avião

Primeiramente, quando todo mundo pensa em avião, a primeira coisa que vem em mente é o fato que eles foram criados para voar. Um dos itens mais importantes para a segurança das aeronaves são os seus pneus, que as suportam no solo. Porém, pouco se fala sobre isso, então separamos 5 fatos sobre pneus de avião que você provavelmente não sabia! Confira no texto abaixo.

1: Resistentes a frio e calor extremos

A temperatura exterior do pneu do avião enquanto ele está voando varia entre -55°C e -65°C. No entanto, no momento do pouso, os pneus têm que suportar cerca de 80°C.

Caso a temperatura dos pneus atinja níveis superiores a 170°C, fusíveis térmicos são acionados e murcham os pneus para evitar danos ao conjunto de freio e eventual estouro do pneu.

2: Alta pressão

A pressão interna de um pneu de avião pode chegar a números bem grandes. Normalmente, ela fica perto dos 230 PSI (libra-força por polegada), mas pode chegar a 800 PSI na hora do pouso devido ao calor dos freios e ao impacto com o solo. Por isso, a importância da correta calibragem dos pneus.

3: Material diferente do pneu de carro

Antes de mais nada. os pneus de carro, normalmente, são feitos de borracha sintética. Já os pneus de avião são feitos de borracha natural (látex). Isso acontece porque este material tem moléculas maiores e mais pesadas, o que lhe dá uma estrutura mais estável, elástica, resistente ao atrito e não rompe o pneu facilmente.

4: Grande duração

Devido à sua resistência, os pneus para aviões comerciais passam por aproximadamente 300 pousos antes que sejam recauchutados. Em síntese, a recauchutagem consiste em aproveitar a estrutura do pneu e trocar apenas a banda de rodagem, o que ocorre diversas vezes, dependendo das condições de uso e desgaste. Inclusive, uma das formas para aumentar a vida útil dos pneus é manter a pressão correta, para evitar o consumo excessivo de borracha.

5: Durabilidade

Quando o pneu chega ao fim de sua vida útil, ele pode ter o destino ambientalmente correto. Devido às suas características, ele recebe tratamento especial para que a borracha seja aproveitada em diversos lugares. Por exemplo: como combustível alternativo em cimenteiras e também na produção de outros itens, como piso industrial e de quadras poliesportivas e asfalto-borracha, que exige menos manutenção e é mais seguro que o asfalto convencional.

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PNT Aéreo

Em primeiro lugar, o calibrador de pneu PNT Aéreo da EXCELbr foi desenvolvido para calibrar pneus de avião com a mais alta precisão e segurança exigida. Ele tem alta durabilidade e resistência a diferentes climas e à chuva. Do mesmo modo, o PNT Aéreo possui um design robusto, fácil instalação em paredes e é compatível com ar comprimido ou nitrogênio.

Em suma, veja a lista dos benefícios do PNT Aéreo:

  • Ideal para aeroportos e hangares;
  • Feito exclusivamente para aviões;
  • Garantia de 1 ano contra defeito de fabricação
  • Calibragem rápida, segura e precisa;
  • Resistente contra água e poeira;
  • Baixo consumo de energia;
  • Teclado robusto e resistente;
  • Visor de cristal líquido com iluminação interna;
  • Sinais sonoros e visuais ao final da operação;
  • Converte a unidade de pressão de PSI/BAR e BAR/PSI;
  • Peças de reposição a pronta entrega.
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*Fonte da matéria: ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos)