Mitos e Verdades sobre Pneus

Mitos e Verdades sobre Pneus

Um dos principais itens dos carros, os pneus são cercados de mitos e crenças populares.

Mitos e Verdades sobre Pneus
Mitos e Verdades sobre Pneus

A princípio, quando o tema “pneus” vem à tona em alguma conversa é quase que certeza que pelo menos uma estratégia ou dica de como preservá-los ou até melhor calibrá-los todo mundo conhece. Mas muito desse “conhecimento” é cercado por mitos e diversas crenças populares, algo muito comum em diversos tópicos no Brasil. Isso surge principalmente por desconhecimento das pessoas que vão sendo passadas para muitas pessoas como se realmente fossem informações ou dicas com reais fundamentos. Daí surgem os mitos e verdades sobre os pneus.

Enquanto as dicas incorretas são disseminadas para o público, as reais informações sobre os pneus acabam não chegando ao conhecimento geral. Por isso, separamos alguns mitos e verdades sobre os pneus afim de ajudar você, leitor, a não cometer mais erros (caso você esteja cometendo).

É recomendado usar todos os pneus da mesma marca (VERDADE)

Você já parou para pensar que a grande maioria das pessoas quando vão trocar os pneus dos seus carros, sempre compra da mesma marca?

Mas, por que?

Cada marca de pneus possui características próprias, como por exemplo, o nível de desgaste da borracha ou a evasão de água quando o asfalto estiver bem molhado. Dito isso, é fundamental comprar os quatro pneus (e o estepe) da mesma fabricante.

Melhor desempenho com pneus maiores (MITO)

Antes de mais nada, já podemos dizer que é mito! Os carros ficam mais pesados e consequentemente gastam mais combustível com pneus e/ou rodas maiores. A melhor opção é usar o tamanho recomendado pelo manual do usuário e pela montadora para obter o máximo desempenho do seu veículo.

O consumo de combustível está ligado com a frequência de calibragem (VERDADE)

A má calibragem dos pneus é sem dúvidas, um dos principais fatores que afetam o consumo de combustível do seu veículo. A falta de manutenção com os seus pneus pode ocasionar um consumo, em média, de 10% a 20% maior por conta dos pneus murchos exigirem bem mais esforço para rodar.

Além disso, a falta de calibragem pode afetar outros componentes do veículo. Segundo Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus, em uma declaração dada ao Portal Auto Esporte: “Em situações em que os quatro pneus estão murchos e o veículo transporta muito peso, o consumo de combustível pode ser até 50% maior”.

Faça a calibragem dos pneus quando eles estiverem frios (VERDADE)

Normalmente, muitas pessoas rodam o dia inteiro com o seu veículo e no momento do abastecimento, aproveitam para calibrar os pneus. Mas tome cuidado! Isso os prejudica, podendo até estourá-lo.

Mas, por que?

A alta temperatura, esse é o motivo. Uma unanimidade em todas as fabricantes de pneus é a recomendação de fazer a calibragem com os pneus frios ou próximo da temperatura ambiente. Quando eles estão frios, as partículas de ar que estão dentro deles se encontram mais estáveis, provocando oscilações de pequeno impacto. O ideal é não rodar mais do que 3 quilômetros em velocidade baixa para realizar o procedimento.

O estepe não precisa ser calibrado (MITO)

É extremamente importante que você tenha o estepe do seu veículo calibrado. Diferente dos pneus que estão instalados (onde o ideal é ter a calibragem sendo feita a cada 15 dias), o estepe pode ser calibrado 1 vez por mês.

A maneira de dirigir NÃO influencia a vida dos pneus (MITO)

O estilo de dirigibilidade tem sua boa parcela de influência na duração dos pneus. Por exemplo, se o motorista A freia muito forte, acelera e faz curvas de uma maneira mais brusca, os pneus são bem mais exigidos, e consequentemente desgasta bastante.

Por outro lado, se o motorista B dirige de uma forma mais suave, controlada e que dose mais os momentos de frenagem e aceleração, a durabilidade dos seus pneus será bem longa.

Pneu não tem data de validade (INDEFINIDO)

Por fim, temos o tópico “data de validade”. Ao longo do tempo a borracha dos pneus pode sofrer com ressecamento, perda de aderência ou até mesmo rachaduras. Por isso, não é recomendável utilizar um pneu com data de fabricação maior do que cinco anos.

Inclusive, normalmente a garantia do fabricante para defeitos de fábrica dura cinco anos. Isso já é um bom sinal de atenção quanto ao período de validade em que um mau funcionamento do pneu pode ser considerado “defeito” de fabricação.

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Mitos e Verdades sobre Pneus
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