Mito ou Verdade: Abastecer o veículo de manhã traz uma grande economia?

Mito ou Verdade: Abastecer o veículo de manhã traz uma grande economia?

Há um fundo de verdade nessa crença popular? Ou não existe hora certa para abastecer?

Mito ou Verdade: Abastecer o veículo de manhã traz uma grande economia?
Abastecimento

Durante muitos e muitos anos, ficou de uma certa forma “estabelecido” pelas pessoas que abastecer no período da manhã, ou ao anoitecer, você ganharia alguns mililitros ou decilitros de combustível. Com isso, o consumidor estaria economizando no abastecimento do veículo.

As bombas dos postos medem o volume de combustível transferido para o tanque. Dito isso, teoricamente, sob uma temperatura baixa, haveria a chance de fornecerem mais massa de combustível com menor volume indicado pela bomba, dando economia aos usuários.

Mas será um mito ou verdade? Confira em nosso artigo a realidade sobre esse tema tão difundido pelas pessoas.

MITO OU VERDADE?

Primeiramente, sem mais enrolações, é um mito! Em um teste realizado pelo site “Auto Esporte”, eles pegaram uma quantidade de combustível que vem do reservatório. A temperatura ambiente do dia do teste era de 20° C às 8h04 da manhã. Porém, a temperatura medida do combustível era de 24°C.

Ou seja, a temperatura do combustível, que está em um reservatório enterrado com camada dupla, não acompanha a temperatura externa, independentemente se está frio ou calor.

A temperatura do combustível que está dentro da mangueira não se altera. Sem evaporação ou deformação.

Segundo entrevista dada ao site “Auto Esporte”, o engenheiro Gilberto Pose diz “se houvesse uma evaporação por ali (mangueira), poderia haver um insuflamento da mangueira. Isso não ocorre porque são várias e várias camadas de borracha com tramas de aço para a segurança”.

Outro motivo da temperatura externa não influenciar a temperatura do combustível é o fato de que os tanques de combustível nos postos ficam no subterrâneo a muitos metros de profundidade. Dito isso, não há influência externa.

GTFROTA CONNECT: A MELHOR SOLUÇÃO PARA ABASTECIMENTO FIXO E DE COMBOIOS

Mito ou Verdade: Abastecer o veículo de manhã traz uma grande economia?
GT Frota Connect

Você que possui um posto interno de abastecimento ou é um gestor de frotas, conheça a melhor solução em gerenciamento e abastecimento de frota, desde a chegada do combustível na empresa até o consumo final pelos veículos.

Com ele, sua empresa terá acesso as principais informações de como, por quem, quando e onde o combustível está sendo usado. Este sistema é composto por:

  • Software avançado;
  • Equipamentos e sensores especiais instalados nos veículos, nas bombas, nas pistas de abastecimento e nos tanques de armazenagem de combustível;
  • Através dele, é possível controlar todos os veículos reabastecidos;
  • Coletar informações enquanto gerencia o funcionamento das bombas na pista de abastecimento.

AUTOMAÇÃO, CONTROLE E PRECISÃO

Em suma, o GTFrota Connect é um sistema integrado que oferece relatórios precisos sobre os veículos abastecidos, horário, quantidade de combustível e muitas outras informações e dados sobre o abastecimento de sua frota. Além disso, sua empresa terá acesso a todas essas informações em tempo real de qualquer computador na plataforma web/mobile GTFrota. Confira alguns dos benefícios da nossa solução:

  • Facilidade na gestão dos Veículos da Frota, Funcionários, Estoque de Combustível e no abastecimento remoto;
  • Gerencie sua Frota em um único lugar através da Plataforma GTFrota ou do seu Sistema ERP;
  • Acesso rápido às principais informações e dados da sua frota em qualquer computador;
  • Evite desperdícios e desvios de combustível durante o abastecimento da sua Frota.
Mito ou Verdade: Abastecer o veículo de manhã traz uma grande economia?
Solução GTFrota Connect