A importância e os benefícios da telemetria veicular para sua frota

A importância e os benefícios da telemetria veicular para sua frota

A tomada de decisão estratégica é um dos legados deixados pela revolução digital que vivemos, atualmente. Para a gestão de frotas, não é diferente, são necessários sistemas e ferramentas capazes de oferecer dados precisos e confiáveis para tomadas de decisões rápidas e assertivas.

Por meio de dispositivos que monitoram e compilam informações de campo, essas ferramentas fornecem parâmetros confiáveis para que a sua gestão seja mais segura e eficiente.

Como resultado disso, as empresas ficam mais seguras e controláveis. Os imprevistos diminuem e, mesmo que surjam no caminho, você vai ter todas as informações à mão para agilizar a melhor decisão possível.

E, para você avaliar os benefícios desse tipo de investimento para a sua empresa, siga com a leitura deste post! Nos tópicos a seguir, vamos explicar o quanto você pode qualificar a sua gestão com o auxílio da telemetria veicular!

O que é telemetria veicular?

As tecnologias de telemetria veicular visam, basicamente, a captura de dados de operação dos veículos e a geração de informações baseada nesses dados. Com isso, cria-se o objetivo de ter uma gestão eficiente, rápida e assertiva, minimizando custos operacionais e garantindo, inclusive, a segurança do processo — e das pessoas.

Isso pode ser feito a partir da obtenção das informações de consumo médio, por veículo e motorista, entre outros parâmetros que é possível ter com essas tecnologias.

E, assim, você aprende mais sobre os hábitos e comportamentos dos seus motoristas, e também sobre a resposta de cada veículo para os trajetos que eles percorrem no dia a dia.

Sem falar que você vai ter mais controle do seu combustível, evitando desvios, desperdícios e prejuízos de todo tipo para a sua empresa.

E, aí, dependendo dos seus objetivos e necessidades é possível traçar novas estratégias e ações que valorizem a prevenção dos seus veículos, as boas práticas dos seus colaboradores e uma gestão mais econômica, produtiva e eficiente para você.

Qual é a real importância disso?

Destacamos que a telemetria veicular funciona como um instrumento fiel e preciso para qualificar a sua tomada de decisão. Afinal, a tecnologia oferece dados que são constantemente monitorados.

E, como vimos, isso serve não apenas para melhorar a performance dos veículos, mas também para treinar e capacitar os seus motoristas com as melhores práticas.

Do contrário, suas decisões vão ser baseadas em ideias menos palpáveis. Volta, aqui, aquela imprecisão do instinto e dos palpites, ao passo que a telemetria veicular serve para oferecer uma decisão em fatos. Certezas, e não apostas.

Existem outros benefícios ao investir em telemetria veicular?

No geral, a telemetria veicular vai ajudar você a saber como agir e reagir de acordo com as mais variadas situações. Só que, observando para além disso, a tecnologia se mostra altamente versátil para promover novas mudanças positivas na rotina da sua empresa, como:

  • redução de custos operacionais, como a já citada monitoria do volume de combustível, dos veículos, o que reduz a incidência de roubos, desvios e até mesmo vazamentos;
  • melhoria no mapeamento do seu processo de trabalho, evitando gargalos produtivos;
  • mais produtividade para a sua frota;
  • redução de erros;
  • minimização de problemas (mecânicos e de performances) com os veículos da sua frota;
  • monitoramento de diversos parâmetros para que você previna, antecipe e acompanhe novos objetivos para o crescimento gradual da sua empresa;
  • crescimento da reputação da sua marca. Quanto mais imune a imprevistos, melhor o seu serviço vai se tornar, melhorando a experiência do seu consumidor.

Se você faz uso de outras tecnologias e boas práticas, esses dados podem ser integrados. E, com isso, você vai enfrentar um número reduzido de imprevistos.

É o sonho de todo gestor: saber exatamente qual decisão tomar e quais parâmetros observar para que a empresa não seja vítima de erros ou problemas discretos, que são dificilmente detectados.

Por onde começar?

Softwares de gestão podem dispor desse tipo de recurso. Inclusive, o de integração com outras plataformas e tecnologias — que citamos no tópico acima.

Para tanto, é importante que você entenda, antecipadamente, quais são os seus objetivos e os principais desafios enfrentados para a realização deles. Com isso, você consegue analisar os melhores recursos para as dezenas de softwares disponíveis no mercado.

Outro ponto relevante: a reputação da empresa que você está negociando. Procure por uma organização que trate você como um parceiro, entendendo todas as suas necessidades, e com prontidão imediata para atender às suas demandas.

Com esse pequeno check-list preparado, você consegue filtrar rapidamente o seu campo de busca, a fim de encontrar a melhor solução capaz de oferecer a telemetria veicular e outros recursos complementares.

Quer saber por onde começar, então? Entre em contato conosco, e descubra como a telemetria veicular, presente em nosso software, tem tudo para agregar mais valor à sua tomada de decisão e à rotina produtiva de toda a sua empresa!