Roteirização e controle de abastecimento: entenda a relação e como otimizar as suas operações!

Roteirização e controle de abastecimento: entenda a relação e como otimizar as suas operações!

A roteirização é fundamental para definir os melhores percursos para o transporte e a redução dos custos operacionais — que vem com a diminuição do gasto com combustível e do tempo necessário para realizar as entregas, por exemplo. Com isso, consegue-se tornar a logística ainda mais eficiente.

Com tantas vantagens assim, como colocá-la em prática? A tecnologia pode ajudar a otimizar essa atividade? É o que vamos mostrar neste artigo. Continue conosco e amplie seus conhecimentos sobre o assunto a seguir!

O que é e para que serve a roteirização?

A roteirização consiste no planejamento das rotas que serão utilizadas no envio das cargas. Para isso, consideram-se os pontos de origem e de destino, as condições das estradas, a segurança, os prazos, possíveis limitações (de horários e de trânsito, por exemplo), entre muitas outras variáveis.

O objetivo é otimizar os percursos ao máximo, de forma que a empresa consiga gerar economia, ao mesmo tempo em que torna o setor de transportes ainda mais eficiente. Já pensou diminuir os gastos com combustível, atender aos clientes com mais agilidade e reduzir as horas extras dos motoristas? A roteirização torna isso possível.

Quais são os tipos de roteirização?

Você sabia que existem alguns tipos de roteirização? Eles dependem, basicamente, da estratégia que a empresa deseja adotar. Nos tópicos a seguir, explicamos melhor como cada um deles funciona.

Estática

Roteirização estática é aquela que não muda ao longo do percurso. Por isso, ela não dá muita liberdade ao motorista para que faça improvisos pelo caminho. Sendo assim, o roteiro programado não pode se alterar.

Dinâmica

Ao contrário da roteirização estática, que se encerra com o veículo ainda na empresa, a dinâmica pode sofrer alterações ao longo do percurso. Tudo depende de como o trajeto flui, se existem imprevistos como paradas e bloqueios, por exemplo.

Varredura

A varredura é uma estratégia utilizada quando há um volume alto de entregas e o tempo para que elas sejam concluídas é curto ou quando existem restrições geográficas em algumas regiões.

A ideia é planejar a rota de uma forma que o motorista consiga passar por todos os pontos economizando o máximo de tempo possível. Com isso, agrupam-se as entregas com base em critérios definidos pela empresa. Em geral, ele é geográfico.

Caixeiro viajante

A estratégia do caixeiro viajante se assemelha a essa figura que viajava de local em local a fim de vender mercadorias nas cidades por onde passava. Como naquela época não havia disponibilidade de transporte como vemos hoje, esses profissionais eram a única alternativa para enviar produtos de um lugar para o outro.

Trazendo o conceito para o transporte de cargas, essa estratégia busca criar uma rota que deixe os vários pontos de entregas interligados, de maneira eficiente. A ideia é otimizar o percurso, de forma que o motorista evite dar voltas, gastando mais tempo, combustível e outros recursos.

Como aplicá-la?

Para fazer a roteirização, é preciso considerar diversos critérios. Entre eles, podemos citar:

  • ponto de origem e destino;
  • total de paradas;
  • distância percorrida (incluindo entre as paradas);
  • condições das vias;
  • existência de pedágios;
  • segurança das vias;
  • restrições de circulação;
  • tipo de carga;
  • tamanho e capacidade do veículo;
  • prazo de entrega;
  • custos (combustível, manutenção, pagamento do motorista, alimentação, entre outros).

Claro que as variáveis dependem das suas necessidades e objetivos. Então, pode ser que, no dia a dia, você encontre muitas outras que não foram citadas aqui, mas que são igualmente necessárias para criar suas rotas com mais eficiência e de maneira mais acertada.

É possível fazer a roteirização de forma manual ou automática. Se a sua operação for grande, o mais recomendado é utilizar um software de roteirização, já que um volume muito alto de serviço pode torná-lo muito mais demorado e mais sujeito ao risco de erros.

Qual é a importância dos sistemas de roteirização?

Sistemas de roteirização permitem automatizar a tarefa. Isso é sinônimo de economia de tempo, ao mesmo tempo em que diminui os riscos de erros e retrabalhos, já que tudo é feito de maneira automática pelo software.

Isso significa que você não precisa ter um colaborador 100% dedicado a criar essas rotas de forma manual. Com o sistema, ele pode dedicar apenas um período estabelecendo os trajetos. No tempo restante, é possível monitorar as entregas e identificar quais pontos podem ser melhorados para os próximos percursos, por exemplo.

Como o controle de abastecimento pode ajudar?

Como já dissemos, parte do trabalho de roteirização envolve aumentar a eficiência da gestão e das operações. Isso inclui diminuir o gasto com combustível, escolhendo os melhores percursos possíveis e reduzindo o tempo necessário para realizar as entregas.

Já pensou em como o controle de abastecimento pode se tornar um grande aliado das suas operações? Por meio dele, como o próprio nome sugere, você consegue controlar bem mais de perto todo o consumo de combustível na sua empresa — desde a hora em que os veículos são abastecidos até o registro do consumo final.

O software oferece um controle bem completo, indicando quem é o responsável, onde e quando o combustível está sendo utilizado. Tudo isso com um sistema integrado, que permite acesso às informações em tempo real. Os relatórios mostram dados bem precisos sobre:

  • os veículos abastecidos;
  • os horários em que os abastecimentos foram feitos;
  • a quantidade de combustível utilizada.

Com elas, fica mais fácil analisar a sua operação e até mesmo fazer comparativos, como quais motoristas ou veículos têm consumos mais altos. A partir daí, você pode identificar a necessidade de treinamento para os profissionais ou mesmo de intensificar as manutenções preventivas, por exemplo.

A roteirização é fundamental para qualquer empresa que pretende tornar a logística mais eficiente e melhorar o nível de satisfação dos clientes. Vale lembrar que esses são alguns dos aspectos fundamentais para as organizações que buscam ser mais competitivas no mercado. Investir em tecnologia é um dos caminhos para tornar essa atividade ainda melhor e mais acertada.

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