A importância da gestão de dados para a sua frota

A importância da gestão de dados para a sua frota

Saiba a importância da gestão de dados e como a administração da frota fica mais eficiente e acertada quando realizada corretamente.

A importância da gestão de dados para a sua frota
Portal GTFrota

Aplicar as melhores soluções para atingir os resultados desejados na sua frota, é tudo que um gestor almeja. Por conta disso, ele busca novas tendências e melhores soluções a fim de alcançar os melhores resultados possíveis. A gestão de dados é bem importante. Mas, por onde eu começo? Confira no texto:

Importância da gestão de dados

O gestor de frotas que faz boa gestão dos dados consegue obter ótimos resultados. Saber entender as informações que a plataforma fornece, é fundamental para evitar problemas e obter um retorno positivo. Com a gestão de dados, a administração da frota fica mais eficiente e acertada. Por meio dela, consegue-se identificar falhas, realizar análises preditivas, fazer previsão de demanda e outras questões importantes que ajudam a levar a empresa a resultados cada vez melhores.

A importância da gestão de dados para a sua frota
Telemetria GTFrota

Quais informações os gestores podem monitorar com a gestão de dados?

A resposta para essa pergunta é: depende do seu objetivo. Se você, por exemplo, quer reduzir custos com a manutenção dos veículos, deve focar em analisar quais os itens que mais apresentam problemas, custos com consertos, etc. Caso você queira saber informações como: uso dos pneus e quantidade de combustível, vai precisar de outras informações.

A importância da gestão de dados para a sua frota
Análise de segurança e economia

Com essa grande quantidade de informações, é fundamental identificar os pontos que deseja ter maior controle, já que, a partir dele, você saberá quais dados coletar.

Em outras palavras, gestores e analistas podem monitorar de perto informações e indicadores como:

  • Consumo de combustível por veículo e por motorista;
  • Nível de serviço da frota em relação às demandas atendidas;
  • Custo total da operação;
  • Custo por cliente.

A partir daí, fica mais fácil identificar quais aspectos precisam de melhorias, quais têm os maiores gargalos, e até mesmo onde estão os pontos fortes que podem ser mais bem explorados, a fim de aprimorar o desempenho dos negócios.

Coleta de Dados

Você tem duas maneiras de realizar essa tarefa. A primeira são as ferramentas digitais. Com elas, o trabalho é mais fácil, pois os processos são automatizados. Já a segunda alternativa, são as ferramentas manuais. É um método bem mais trabalhoso, principalmente para frotas grandes. Afinal de contas, o volume de informações é muito grande.

A importância da gestão de dados para a sua frota
Tarefas de Manutenção

Use o GTFrota

O GTFrota oferece uma solução moderna e avançada para controlar todo o processo de abastecimento e consumo de combustível da sua frota de uma maneira precisa e segura. Com ele, sua empresa terá acesso às principais informações de como, por quem, quando e onde o combustível está sendo usado.

A importância da gestão de dados para a sua frota
GTFrota

A nossa solução também tem um sistema capaz de coletar dados diversos do veículo, como RPM, velocidade, localização, consumo de combustível e temperatura do motor de maneira remota e enviá-los a uma central para processamento, armazenamento e disponibilização ao gestor de frotas.

A importância da gestão de dados para a sua frota
Relatórios

Clique aqui e mude o gerenciamento da sua frota de patamar com o GTFrota!